Título:
Casa da Matemática da MILLIE
Conhecimento Matemático
Crianças de 4-5 anos
Tempo:
Maio e Junho 2012
Espaço:
Sala do Pré B
Materiais necessários:
Computador e caixa de
som.
Justificativa:
ü
Tendo a disponibilidade de um computador em
sala, para as crianças do Pré B, verificamos a necessidade deste contato com os
jogos através da Casa da Matemática MILLIE.
Objetivos de aprendizagem:
ü
Como será uma atividade permanente possibilitar
as crianças com os conhecimentos matemáticos por meio da Casa da Matemática da MILLIE, onde as crianças utilizando
todas as ferramentas, comparar, combinar os tamanhos, escutar e ver os números,
reconhecer e usar a capacidade de raciocínio e contagem.
ü
No primeiro momento apresentamos o software Casa
da Matemática da Millie para as crianças, ensinando-os como se joga. A
apresentação foi realizada, por nós professoras no primeiro momento com todas
as crianças, nós jogávamos e explicávamos o que o jogo nos pedia, mostrando
aonde levamos o cursor para que o jogo acontecesse e pudéssemos jogar. Em um
segundo momento quando as crianças ficaram de duas em duas voltamos a explicar
onde estava o jogo na tela e como era jogado;
ü Como
é uma atividade permanente o computador estará disponível: na entrada, nos
cantos e na saída;
ü As
crianças do Pré B, já tem uma organização que é própria desta turma, quando
fazemos a proposta dos cantos elas já se organizam de tal forma que não
necessitamos fazer interferências. A sala foi organizada em cantos de
atividades diversificadas e enquanto as duplas estarão no computador o restante
da turma estará em outros cantos, como cozinha, bonecas, jogos da memória,
livros, e desenhos. Fizemos o rodízio a cada 15 min.
ü No
pequeno médio e grande a criança compara os tamanhos dos sapatos;
ü Na
casa dos ratos a criança identifica e combina formas geométricas, tendo a
construção livre ou com modelo indicados em tela;
ü Em
qual é o número a contagem é feita com variados objetos nos numerais de 0 a 10;
ü No
Bing e bóing a criança cria as combinações;
ü Em
construir um bicho a criança relaciona os números com as respectivas
quantidades pedidas;
ü Na
fábrica de biscoitos a contagem e a organização de diferentes sequencias;
ü E
ainda temos o helicóptero e a caixa para a criança curiosa clicar e ver o que
acontece.
Avaliação:
Nossa avaliação foi feita individualmente,
verificamos que todas as crianças gostaram de jogar, realizando com sucesso as
etapas da Casa da Matemática da Millie, progrediram significativamente que já
nos solicitam os outros jogos.
Inclusive temos uma criança especial (emite alguns
sons está em processo de avaliação), que mesmo não tendo noção dos números
adora ir ao computador e quando descobriu no click e veja o que acontece, ele
nos chama na maior alegria e sorri. É muito gratificante ter mais um canto para
atividades diversificadas.
Prezados, estou em busca da suite de aplicativos que contém os aplicativos Pense Brincando, da IBM/Edmark. Os senhores tem alguma pista onde eu possa adquiri-los? Grato. - Tássio Brunelli
ResponderExcluir