Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de junho de 2012

Casa da Matemática da MILLIE 2012


Título:

Casa da Matemática da MILLIE

 Área de formação humana:

Conhecimento Matemático

 Faixa etária:

Crianças de 4-5 anos

Tempo:

Maio e Junho 2012

Espaço:

Sala do Pré B

Materiais necessários:

Computador e caixa de som.

Justificativa:

ü  Tendo a disponibilidade de um computador em sala, para as crianças do Pré B, verificamos a necessidade deste contato com os jogos através da Casa da Matemática MILLIE.

Objetivos de aprendizagem:

ü  Como será uma atividade permanente possibilitar as crianças com os conhecimentos matemáticos por meio da Casa da Matemática da MILLIE, onde as crianças utilizando todas as ferramentas, comparar, combinar os tamanhos, escutar e ver os números, reconhecer e usar a capacidade de raciocínio e contagem.

 Desenvolvimento:

ü  No primeiro momento apresentamos o software Casa da Matemática da Millie para as crianças, ensinando-os como se joga. A apresentação foi realizada, por nós professoras no primeiro momento com todas as crianças, nós jogávamos e explicávamos o que o jogo nos pedia, mostrando aonde levamos o cursor para que o jogo acontecesse e pudéssemos jogar. Em um segundo momento quando as crianças ficaram de duas em duas voltamos a explicar onde estava o jogo na tela e como era jogado;


ü  Como é uma atividade permanente o computador estará disponível: na entrada, nos cantos e na saída;


ü  As crianças do Pré B, já tem uma organização que é própria desta turma, quando fazemos a proposta dos cantos elas já se organizam de tal forma que não necessitamos fazer interferências. A sala foi organizada em cantos de atividades diversificadas e enquanto as duplas estarão no computador o restante da turma estará em outros cantos, como cozinha, bonecas, jogos da memória, livros, e desenhos. Fizemos o rodízio a cada 15 min.


ü  No pequeno médio e grande a criança compara os tamanhos dos sapatos;


ü  Na casa dos ratos a criança identifica e combina formas geométricas, tendo a construção livre ou com modelo indicados em tela;


ü  Em qual é o número a contagem é feita com variados objetos nos numerais de 0 a 10;


ü  No Bing e bóing a criança cria as combinações;


ü  Em construir um bicho a criança relaciona os números com as respectivas quantidades pedidas;

ü  Na fábrica de biscoitos a contagem e a organização de diferentes sequencias;


ü  Na máquina de números, as crianças identificam os números;


ü  E ainda temos o helicóptero e a caixa para a criança curiosa clicar e ver o que acontece.



Avaliação:



Nossa avaliação foi feita individualmente, verificamos que todas as crianças gostaram de jogar, realizando com sucesso as etapas da Casa da Matemática da Millie, progrediram significativamente que já nos solicitam os outros jogos.

Inclusive temos uma criança especial (emite alguns sons está em processo de avaliação), que mesmo não tendo noção dos números adora ir ao computador e quando descobriu no click e veja o que acontece, ele nos chama na maior alegria e sorri. É muito gratificante ter mais um canto para atividades diversificadas.