Projeto
Área de formação: Raciocínio lógico matemático/ Relações sociais naturais
Objetivos:
- Respeitar regras simples de convivência;
- compreender a necessidade de regras para poder jogar;
- Jogar jogos com tarefas simples;
- Perceber sequência numérica;
- Quantificar;
- Compreender a importância de regras para convivência social;
- Estabelecer relações de grandeza comparando, classificando e seriando.
Justificativa:
Observamos que as crianças apresentam dificuldade nos jogos (virtuais) quanto a compreender as etapas propostas e respeitar as regras, por isso percebemos a necessidade de ensina-las, para que desenvolvam gradativamente o raciocínio lógico matemático e aprendam a respeitar as regras.
Metodologia
1º etapa:
- Apresentar o jogo da Millie do programa kidsmart;
- Propor para jogar;
- Discutir a importância das regras;
- Escrever as regras do jogo;
- Jogar o jogo da Millie várias vezes para que percebam os conceitos matemáticos relacionados nele (com auxílio do professor/educador).
2° etapa:
- Proporcionar o jogo da millie como uma das atividades propostas nos cantos;
- Jogar várias vezes com grupos pequenos até que tenham domínio;
3º etapa:
- Realizar o registro gráfico do jogo que mais gostaram;
- Comparar as regras dos jogos com as regras de convivência social;
- Perceber as regras construídas socialmente;
- Construir regras da sala e registrar.
4º etapa:
- Propor os jogos da Millie nos cantos (sem auxílio do professor/ educador), para que as crianças tenham autonomia para jogar e percebam como é importante respeitar as regras de convivência;
Produto final:
- Construir um jogo de percurso a partir dos conceitos matemáticos aprendidos através dos jogos da Millie e das regras sociais discutidas;
- Construir um jogo de percurso a partir dos conceitos matemáticos aprendidos através dos jogos da Millie e das regras sociais discutidas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário